quarta-feira, 22 de outubro de 2008

panelafro






PANELAFRO
(Evento de Manifestação Popular)

Panelafro: evento mensal, que há três anos é produzido pelo Grupo Espírito de Zumbi­­­­­­­­­­­­­­­­­, tendo por objetivo valorizar e promover a cultura afro-brasileira na periferia. Evento que já se tornou um marco na programação da Cidade de São Paulo, com público variando entre 500 a 700 pessoas por evento.

O Panelafro foi idealizado pelos fundadores do Grupo, com o objetivo de proporcionar a população (comunidades periféricas) da Zona Sul ; musica, dança, poesia, rodas de ciranda, de samba, maracatu, afoxé, samba de roda, samba de côco, roda de capoeira, dança de rua entre outras manifestações da cultura popular brasileira, além de mostra de vídeos, lançamentos de livros e CDs, exposição de artesanatos. um evento onde pudesse aglutinar grupos artísticos e entidades, tendo como fio condutor a cultura afro-brasileira, podendo assim desmistificar e valorizar as suas manifestações inclusive a religiosa. Tudo isso realizado em um palco – terreiro onde o artista se confunde com o público.

Durante o evento é servido gratuitamente um prato da culinária brasileira de influência e/ou origem africana para a degustação dos participantes.

O Panelafro, como costumamos dizer: “é a confraternização da irmandade”. É a comunidade ocupando seu espaço e os moradores do centro vindo à periferia. É um evento de espírito harmônico e de respeito à diversidade, que se manifesta na convivência e na troca entre pessoas de diferentes: raça, crédulo, cor, idade, classe social, nacionalidade. É um espaço freqüentado por mais de mil pessoas que tem com objetivo o congraçamento da cultura. Essa confraternização se manifesta na convivência pacífica - mesmo a Casa Popular de Cultura estando situada em região considerada violenta.

Nenhum comentário: